quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Clapton - 2010

Que Eric Clapton é um dos maiores (pra mim é o maior) guitarristas da história da música, não há dúvidas.

Em seu último álbum, lançado agora no final de setembro, no entanto, o Slowhand quis deixar suas habilidades com a guitarra em segundo plano, para dar ênfase a sua parte vocal.

Prova disso, é que a maioria das guitarras tocadas no álbum está creditada a outros músicos (algo incomum se tratando de Eric Clapton).

Entendo a postura de Eric, pois ele já está numa altura da carreira em que não precisa provar mais nada a ninguém. É a hora de se dedicar a trabalhos mais prazerosos, além do mais, grandes solos não são sinônimo de musica de qualidade, e felizmente, Clapton tem consciência disso.

Agora falando do álbum (denominado Clapton) em si, um trabalho de nível executivo foi realizado – praxe, se tratando de Eric.

Neste trabalho, vemos uma mescla brilhante entre o Jazz, o Rock, e claro, o Blues. O próprio cantor declarou que foi o álbum mais prazeroso de sua carreira, pois nele, ele regravou algumas de suas músicas pessoais prediletas (como por exemplo, a sublime Autumn Leaves, eternizada na voz de Nat King Cole).

Dentre as 14 faixas, destaco: Rocking Chair, How Deep Is The Ocean, Everything Will Be Alright, Diamond From The Rain, Run Back To Your Side, e Autumn Leaves.

O clássico Autumn Leaves, já está eternizado como um dos melhores covers de Eric, em meu ponto de vista. Uma música melancólica, mas que no final, nos brinda com um esplendido solo de guitarra acompanhada de uma orquestra.

De arrepiar!

Já a balada Diamond From The Rain, conta com o backing vocal da cantora e ex-namorada de Clapton, Sheryl Crow.

Considero a segunda melhor música do álbum (atrás somente de Autumn Leaves). O acompanhamento do piano somado ao já tradicional solo da guitarra, trazem uma forma toda especial a música.

Agora, quando chegamos à faixa Run Back To Your Side, vemos o bom e velho Clapton em ação. Ela é sem dúvidas, a faixa mais rock do álbum.

Enfim, esse talvez, pode ser o derradeiro álbum do slowhand, e caso seja mesmo, Eric poderá se “aposentar” por serviços prestados tranquilamente, pois o que ele realizou até hoje, poucos realizaram ou realizarão.

Track List completa do álbum:

01. Travelin' Alone
02. Rocking Chair
03. River Runs Deep
04. Judgement Day
05. How Deep Is The Ocean
06. My Very Good Friend The Milkman
07. Can't Hold Out Much Longer
08. That's No Way To Get Along
09. Everything Will Be Alright
10. Diamonds Made From Rain
11. When Somebody Thinks You're Wonderful
12. Hard Times Blues
13. Run Back To Your Side
14. Autumn Leaves



Nenhum comentário: