sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Off The Wall - 1979

Podemos dizer que Off The Wall, de 1979, foi o primeiro e grande passo de Michael Jackson para se tornar o Rei do Pop - nele, afinal, o cantor teve uma liberdade para opinar e produzir canções, como nunca tinha tido nos tempos dos The Jacksons.

No disco, Michael, que estréia como compositor, assina três faixas; uma delas, "Don't Stop 'Till You Get Enough", lançada como compacto em 79, lhe renderia o primeiro Grammy desde o início da década, o de "Desempenho Vocal R&B Masculino", um ano depois.

O álbum inclui ainda canções de Paul McCartney (Girlfriend), Stevie Wonder (I Can't Help It) e Rod Temperton (Rock with You, Off The Wall e Burn This Disco Out). Na faixa "It's The Falling In Love", Michael divide vocais com Patti Austin.

Jackson recebeu críticas positivas por sua performance vocal no álbum, e com ele se tornou o primeiro artista solo a ter quatro singles do mesmo álbum chegarem ao top 10 da Billboard Hot 100. O álbum também foi um sucesso comercial, e até hoje recebeu sete discos de platina, e vendeu 20 milhões de cópias ao redor do mundo.

Em Off The Wall, Michael e Quincy Jones (produtor do disco) investiram maciçamente nos ritmos predominantes daquele momento, que eram o R&B, Funk, e Disco.

Os vídeos clipes (pobres, em comparação com Thriller, por exemplo) em algumas músicas, também foram um diferencial desse trabalho.

As melhores canções de Off The Wall, a meu ver, são: Don't Stop 'Till You Get Enough, Rock With You, Off The Wall, Working Day and Night, Girlfriend, e It's Falling In Love.

- Don't Stop 'Till You Get Enough: até hoje está na ponta da língua, ou no sub-consciente de muitos. Uma balada dançante e marcante.

- Rock With You: a mesma situação de Don't Stop 'Till You Get Enough: ainda está no sub-consciente de muitos. É uma música, tecnicamente falando, de um nível elevadíssimo.

- Off The Wall: sua batida, seu arranjo, simboliza perfeitamente a era funk/disco.

- Working Day And Night: outra música símbolo da era funk/disco. Sua percussão e batida veloz, também são marcantes.

- Girlfriend: composta por Paul McCartney, o é uma baladinha mais lenta, mais "popzinha".

- It's Falling In Love: musicalmente, como as outras, também tem essa pegada da era disco, comercialmente, no entanto, é mais pop, por ser mais lenta em relação as demais.

Os grandes críticos de música da época após escutar o disco, disseram: "Esse cara vai ser um fenômeno; ele é muito bom!", segundo a própria Revista Rolling Stone.

Dito e feito.

Nem uma década pós Off The Wall, Jackson lançou nada menos que o álbum mais vendido da história da música: Thriller (1983).

Ali, um mito, um monstro,uma estrela, já estava criado.

O álbum figura também, na 80º posição na lista dos 200 definitivos do Rock and Roll Hall Of Fame.

Track List completa do álbum:

1 - Don´t Stop ´Til You Get Enough

2- Rock With You

3 - Working Day And Night

4 - Get On The Floor

5 - Off The Wall

6 - Girlfriend

7 - She´s Out Of My Life

8 - I Can´t Help It

9 - It´s The Falling In Love (with Patti Austin)

10 - Burn This Disco Out

Um comentário:

Marizete disse...

Oi Matheus, adorei este novo blog e, como não poderia deixar de ser, vindo de vc, tudo com muita propriedade e seriedade. Parabéns! Michael minha paixão de adolescência e como tudo o que é bom, fica pra toda vida. Também adoro o Eric Clapton, e as música que vc colocou aqui são mesmo de arrepiar. O que dizer então das rádios, Alpha e Antena 1 são as minhas preferidas de música, junto com a Smooth Jazz. Maravilhosa surpresa vinda de um rapaz de apenas 16 anos! Mais uma vez, PARABÉNS!!! Um grande abraço e um ótimo fim de semana.
Marizete.